quinta-feira, dezembro 15, 2011

Projeto Saúde e Alegria

Descobri, por intermédio de uma amiga, o PSA - Projeto Saúde e Alegria - que atua na Amazônia desde 1987 com projetos de desenvolvimento sustentável. O PSA atende cerca de  30 mil pessoas no Pará, em defesa da terra, dos recursos naturais, na viabilidade social, econômica e ambiental de seus territórios.

Seu foco de atuação está em programas de educação ambiental, educação, cultura, comunicação e saúde. Este é, sem dúvida, um ótimo exemplo de quanto o ser humano é capaz de ter boas iniciativas em pról da humanidade. Nosso rico país merece e precisa de pessoas como estas, que tragam educação e condições mínimas de vida no planeta.

Para saber mais, acesse o link: http://www.saudeealegria.org.br .

segunda-feira, dezembro 12, 2011

A COP17

Você já ouviu falar do COP17?´Traduzindo, é a 17ª Convenção das Partes da Conferência de Mudanças do Clima das Nações Unidas (UNFCCC) que aconteceu neste final de semana, em Durban, na Áfica do Sul, com a participação de 200 paises.

Além da garantia do Protocolo de Quioto - 2013 à 2017, foi garantido o funcionamento do Fundo Verde Clima, bem como criado um novo acordo global de redução de emissões, que entra em vigor após 2020.

Porém, os mais preocupados com as consequências das mudanças no clima são os países em desenvolvimento e mais vulneráveis à mudanças climáticas.

Apesar de concordar que este é um assunto de extrema importância para a humanidade, ainda não consigo entender como podemos voltar nossa atenção para este assunto, quando tantas pessoas estão morrendo de inanição e falta de atendimento médico de qualidade.

Como este é um blog relacionado à meio ambiente, esta é uma questão que muito me interessa, entretanto, não consigo deixar de manifestar minha indignação. Como falar de educação ambiental neste nível de discussão? Quantas vezes saimos de carro e vemos uma pessoa abrir a janela de seu lindo carro importado e jogar o lixo na rua, como casca de banana, garrafas, papel de bala, chiclet, etc?

Ainda estamos precisando de informações básicas que facilitariam, e muito, nossa vida em sociedade. Informações como esta á respeito da COP17, são muito relevantes, mas ainda estão longe de serem prioritárias para a nossa sociedade.