quarta-feira, novembro 16, 2011

Famosos brigam pela preservação das nossas florestas

Atores e atrizes participaram de um vídeo promovido pelo Movimento Gota D'Água, que questiona a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. A campanha também convoca os brasileiros a assinar uma petição, que será entregue à presidente Dilma Rousseff, pedindo a interrupção imediata das obras de Belo Monte e o incentivo a políticas alternativas de geração de energia limpas e justas para toda a população brasileira. O resultado desta construção será a destruição de 640 km² da floresta amazônica e milhares de índios e ribeirinhos desabrigados.

O vídeo “Gota d’Água+10”, dirigido por Marcos Prado (produtor de "Tropa de elite"), convida os brasileiros à assinarem uma petição, compartilharem o vídeo com mais dez amigos, como uma forma de disseminar a ideia e fazer com que “as gotas se transformem em uma onda”.

Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2011/novembro/movimento-gota-dagua-convoca-artistas-para#ixzz1duVdXZSi

Na mesma linha do documento acima, o Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, elaborou um abaixo-assinado em favor de um bom Código Florestal. A Câmara dos Deputados aprovou em maio um projeto de lei (PLC 30/2011) que modifica, para pior, o Código Florestal Brasileiro. Agora, cabe ao Senado Federal mudar essa realidade. Para participar, basta acessar, http://www.florestafazadiferenca.org.br/home/. Lá também é possível assistir à um vídeo com vários famosos defendendo a causa, entender melhor o Código Florestal, curtir, compartilhar, etc.

É claro que estes movimentos não são importantes somente porque famosos compraram a causa, mas que isto dá um bom auxilio e faz com que muita gente pense à respeito, isso é inegável.

terça-feira, novembro 15, 2011

Poluição Sonora

Como moro bem perto do aeroporto de Congonhas, convivo com o barulho constante das turbinas, dos helicópteros (tem um heliporto bem perto), dos carros, dos ônibus, dos caminhões e dos vizinhos... Li esta matéria no site do Repóter Eco e achei impressionante como a poluição sonora vem se multiplicando nesta cidade. Além de tudo que citei, tem ainda buzinas, sirenes, e a música alta que - as vezes, invade os calçadões da região central.

Qualidade do sono? A minha e a da minha família é péssima. De acordo com Luis Vicente de Oliveira. Professor de Universidade, fisioterapeuta e especialista em distúrbios do sono, a poluição sonora é uma das grandes vilã da saúde dos paulistanos.

"O excesso de estímulos sonoros e visuais a que estamos expostos durante o dia, principalmente na grande São Paulo vão se manifestar de uma forma extremamente grave, na qualidade do nosso sono e consequentemente um estudo da Organização Mundial de Saúde feito na Europa revela que poluição sonora incapacita as pessoas e leva a mortes prematuras.

Estes podem ser apenas os primeiros efeitos da exposição aos barulhos das metrópoles, ou a qualidade inadequada é causa de doenças cardíacas, hipertensão, arritmias, infarto, acidente vascular cerebral, ganho de peso, a gente a noite secreta leptina para dar saciedade, quem dorme mal tende à obesidade, diabetes, queda da imunidade. Hoje em dia dormir mal corresponde à taxa de mortalidade maior.

Fonte: site Repórter Eco

http://tvcultura.cmais.com.br/reportereco

População de abelhas está diminuindo

A população de abelhas está diminuindo na Europa e nos EUA, em média 30%, ao ano. O uso abusivo de inseticidas nas plantações e o desmatamento que leva à destruição do ambiente das colônias são apontados como principais motivos desta diminuição. O grande risco é perder o serviço ambiental de polinização que as abelhas fazem de graça. Uma das soluções para manter as abelhas por perto é investir na atividade agro florestal, que conserva a mata próxima da lavoura.