sábado, abril 21, 2012

Dia da Terra

Criado na década de 70, o Dia da Terra vem se tornando cada vez mais celebrado todos os anos. Este ano, estima-se que mais de 500 milhões de pessoas vão comemorar o Dia da Terra em 85 países.

Neste dia, mais uma oportunidade de avaliarmos nossas atitudes neste planeta e como estamos cuidando da nossa Nave Mãe. Embora tenhamos evoluído muito, feito descobertas sobre o planeta e o que há fora dele também, a ciência, ou seja,o homem, ainda não conseguiu encontrar uma solução para seu maior problema: o conflito.

Estamos em uma era de alto desenvolvimento científico e pouco se fala do auto-desenvolvimento espiritual. Se não somos capazes de nos conhecermos e não estamos preocupados com a essência de nossa existência, continuamos vivendo em um mundo onde o individualismo, o egoismo e a falta de respeito com o ser humano, com os animais, com o planeta e com a vida, ainda impera.

Espero que um dia possamos comemorar o Dia do Terra com mais paz, igualdade social e fraternidade. Mais amor, entendimento e compreensão entre os seres humanos e, portanto, com mais respeito por nós mesmos, pela natureza.

Viva o Planeta Terra, os oceanos, os rios, as florestas, os animais, os peixes, os pássaros... Viva o Homem!!!


quinta-feira, abril 19, 2012

Todo dia é dia de Índio

Falar de índio é falar de origens, nossas origens. Infelizmente, muitos não entendem o valor deste povo, do qual eu sou descendente direta, distante e tipicamente, brasileira. 


O Dia do Índio foi instituído pelo ex-presidente Getúlio Vargas pelo decreto lei 5540 de 1943. Mas o que isso significa hoje? Esse povo sofrido, oprimido pelo branco, tenta manter suas origens à todo custo e sofre com o descaso da sociedade. Sim, porque preconceito e descaso ainda existem, com certeza.  

Segundo dados do Censo 2010, hoje vivem 817 mil índios no Brasil, o que representa cerca de 0,4% da população brasileira. Eles estão distribuídos entre 688 Terras Indígenas e algumas áreas urbanas. Há também 82 referências de grupos indígenas não contatados e ainda, grupos que estão querendo o reconhecimento de sua condição indígena junto ao órgão federal indigenista.

Entretanto, para milhares de brasileiros, falar em índio é falar em mito, sinônimo de violência e parte do passado. E queremos propôr o contrário disso. Precisamos divulgar e valorizar nossa cultura nas escolas, nas ruas, na literatura, na arte, etc. Precisamos conhecer melhor o nosso país e o nosso povo.



quarta-feira, abril 18, 2012

Terra: O Poder do Planeta - Oceanos (Parte 6 de 6)



terça-feira, abril 17, 2012

Frontiers of Deep Space




As this is the very first time I post something in English, I found this topic quite interesting to start with. In this NASA Astrophysics video, we can see the result of a two years search for a hypothetical particle that could be the dark matter. 

We also have the opportuity to improve our understanding of the universe by the discovery that the universe is not just expanding, but is accelerating outward at an ever increasing pace. This is a nice way to re-think our understanding of how it all began and why we are here.

You can look for more information in the website: http://topdocumentaryfilms.com/frontiers-deep-space/

And I am sure you have already heard of the Brazilian physicist and astronomer, Marcelo Gleiser. If you prefer reading, he has a lof of interesting and easy-to-read books about nature and the universe, such as A Criação Imperfeita

 I really love reading about it and if you want to know more, send me and e-mail: www.verdeverso@gmail.com




domingo, abril 15, 2012

Cursos do MEC formam educadores em temáticas ambientais

ano de 2012 promete intensificar o debate sobre as condições ambientais e a sustentabilidade da vida no planeta. Tal como aconteceu vinte anos atrás, o Brasil sediará a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio+20, e estes temas ganharão destaque nos meios de comunicação.


Neste ano, o Ministério da Educação (MEC) também pretende lançar a IV Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, um processo pedagógico que mobilizará escolas de todo o país entre junho de 2012 e outubro de 2013, e que terá como tema: “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”.
Compreender as implicações dessas temáticas na vida cotidiana de estudantes, professores e demais integrantes da comunidade escolar demandará das escolas formação específica para aprimoramento de sua capacidade técnica em educação ambiental.

Por isso, o MEC, em parceria com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) coloca à disposição das escolas três cursos de formação de caráter semipresencial, que tratam das temáticas ambientais com foco nas mudanças ambientais globais e na criação de escolas sustentáveis.

Conheça os cursos disponíveis:
   
Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e Com-Vida

Educação Ambiental – Aperfeiçoamento 
Educação Ambiental – Especialização



Diretores de escolas têm até o próximo dia 30 de abril de 2012 para solicitarem a inscrição de educadores e parceiros da demanda social nos cursos. A inscrição deve ser feita no link do PDE interativo do site do MEC, que pode ser acessado em:pdeescola.mec.gov.br