sexta-feira, maio 25, 2012

A Dilma Vetou

A presidente Dilma Russef anunciou 12 vetos e 32 modificações no Código Florestal. Agora, o novo código depende ainda de uma nova medida provisória que será anunciada na próxima segunda feira (28). Em sua coluna no http://g1.globo.com/platb/mundo-sustentavel/, o jornalista André Trigueiro afirma: " Caberá aos especialistas na área do Direito explicar se esse conjunto de remendos fará algum sentido, se garantirá segurança jurídica no campo e livrará o país de uma "batalha de liminares". 

Apesar da mobilização da sociedade no sentido do veto total ao código, sou otimista e acredito que, de alguma maneira, alguma coisa positiva está sendo feita. Segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, "o veto parcial foi feito para não permitir a redução da proteção da vegetação, para promover a restauração ambiental e para que todos pudessem fazer isso, sem que ninguém pudesse ser anistiado ou ter as regras flexibilizadas, além de alguns pontos que eram inconstitucionais ou ofereciam insegurança jurídica".


A campanha "Veta Dilma" tomou força nos últimos dias e circulou em todas as principais redes sociais. O que assusta é o crescimento absurdamente rápido do agronegócio, de forma ecologicamente insustentável. Nosso atual modelo não favorece a agricultura e poderá por em risco a biodiversidade e a agricultura familiar. Estou falando, é claro, dos grandes agricultores e ainda há muito para se estudar e conhecer à esse respeito.

Há um vídeo postado pela WWF Brasil, explicando de onde vem a força do agronegócio. Se você tem interesse em conhecer um pouco mais do assunto, segue abaixo.O vídeo foi lançado no dia 29/02, durante café da manhã da Frente Parlamentar Ambientalista, na Câmara dos Deputados e é baseado em análise das pesquisadoras Regina Araujo (doutora em geografia pela USP) e Paula Watson (também formada em Geografia pela USP). Enquanto isso, vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos...







quarta-feira, maio 23, 2012

São Paulo e o caos

Há algum tempo não escrevo no meu blog somente com o intuito de dar minha humilde opinião à respeito de algum assunto relacionado à meio ambiente e sustentabilidade.


Hoje foi um dia cruel na cidade de São Paulo. A situação do transporte público por aqui já é ruim em dias "sustentáveis",  o que dizer então, do caos que se instalou na cidade e que deixou milhões de pessoas sem condições de trabalho, perdidas, irritadas, humilhadas e chateadas, com a falta do metrô? Nestas horas, cresce meu desejo de mudar para o interior. Sei que nem tudo é perfeito nas cidades pequenas mas, com certeza, não é tão complicado.

Nós, paulistanos, paulistas e simpatizantes, vivemos por aqui sem tempo pra nada. Trabalhamos pra caramba, estudamos (afinal de contas, temos que dar conta da concorrência) o máximo que podemos para aprimorar nossos conhecimentos e aumentar nossos salários, pagamos infinitas contas, às vezes, comemos em restaurantes caros, vamos à shows, festas, etc...Mas o que sabemos fazer melhor é sobreviver.

Sobrevivemos ao caos, ao trânsito, aos trombadinhas, à poluição (de todos os tipos), às grandes distâncias, à pobreza, ao descaso das autoridades, à concorrência, etc, etc, etc.

Tenho certeza de que várias pessoas tiveram este mesmo pensamento: "se eu fizer greve no meu trabalho, perco o emprego no mesmo dia". Mas, prejudicar a população ainda resulta em bônus, um aumento, pequeno é claro, de salário.

Enfim, como viver de forma sustentável nesta cidade? Vamos lá...amanhã é um novo dia!!! Tudo há de melhorar e funcionar da melhor forma possível. Vamos ter esperança de que tudo estará como sempre, insustentável.