quinta-feira, abril 05, 2012

Lixo Eletrônico


Como é bom trocar de celular e pegar um novinho em folha, cheio de recursos super-modernos...tecnologia de primeira, só falta falar...alguns já falam..., desculpe.


Tudo seria lindo se todos soubessem o que fazer com o celular velhinho, com a TV antiga, com o computador que não funciona mais. É ai que começa o problema do lixo eletrônico.

De acordo com matéria publicada no Jornal O Estado de São Paulo, a ONU liberou uma pesquisa que indica que o Brasil abandona 96,8 mil toneladas métricas de PCs, por ano. Além disso, o brasileiro descarta o equivalente a meio quilo desse lixo eletrônico.

Somos o segundo maior gerador de lixo proveniente de celulares, com 2,2 mil toneladas por ano e ainda, o terceiro maior responsável por lixo de aparelhos de TV.

Sendo assim, o que podemos fazer? Selecionei algumas dicas que podem ser úteis:

- antes de descartar seu celular, verifique se ele pode ser útil para algum amigo, entidade filantrópica ou até mesmo, ser vendido;

- procure pontos de coleta seletiva em sua cidade;

- para os moradores de São Paulo. o site da Secretaria do Meio Ambiente tem mais informações à respeito de postos de coleta seletiva.

Além disso, esse assunto nos leva à uma reflexão muito mais ampla à respeito da onda de consumismo, da qual a maior parte de nós faz parte. Será que trocar de celular a cada ano é mesmo fundamental? Será que ter o computador mais moderno do mercado, além de revelar status, traz mais felicidade? Na realidade, o que o consumismo representa pra você? Você é vítima deste ciclo?