quarta-feira, novembro 30, 2011

Trabalho de divulgação

Se você conhece alguma pessoa ou organização que faça um trabalho de união harmoniosa entre o ser humano e a natureza, me mande como dica. Estou à procura destas pessoas para divulgação no meu blog.

terça-feira, novembro 29, 2011

Exposição "Meu Meio"


Acontece no SESC Interlagos, na zona sul de São Paulo a exposição, “Meu Meio”. O curador da Mostra, Marcello Dantas, em entrevista ao Repórter Eco/ TV Cultura, falou à respeito da exposição : “Meio ambiente é aquilo que existe entre nós, entre eu e você.É cada um de nós, o ar que a gente respira, a água que a gente bebe.É o lugar onde a gente está. Ou seja, tem o sentido de estar desenvolvendo o poder para a pessoa entender que o que está em questão no mundo não é o Meio Ambiente, mas a sua existência dentro desse meio ambiente."

Os grupos podem ser acompanhados de monitores e aprendem que nossas ações do dia a dia podem prejudicar o meio ambiente.

Exposição "Meu Meio"-SESC Interlagos -São Paulo.
Até o dia 29/07/2012
Av. Manuel Alves Soares, 1100 - Cidade Dutra
Cep 04821-270

Manifestações em busca de um novo Código Florestal

foto: Priscila Mendes/ G1
Protestos e balões feitos de material biodegradável marcaram o dia no Congresso Nacional, em Brasília. Além de Ongs e Associações ligadas ao meio ambiente, como o Greenpeace, uma comissão dos manifestantes foi recebida no Palácio do Planalto, com 1,5 milhão de assinaturas, criticando o projeto do novo Código Florestal.

"O projeto mantém o tamanho atual da reserva legal, área de mata nativa que não pode ser derrubada nos imóveis rurais. E não mexe no tamanho das APPs, áreas de preservação permanente, locais frágeis à beira de rios, topos de morros e encostas. Mas reduz a área a ser recuperada pelos produtores rurais que desmataram até julho de 2008. Eles terão que recompor de 15 a 100 metros de mata à beira dos rios para se livrar da multa ambiental. Atualmente, a exigência vai de 30 a 500 metros".

Fizemos um texto que representa a média geral, conseguimos atender, convenientemente, a todos os setores da sociedade e fazer uma lei boa para o país”, diz o senador Luiz Henrique (PMDB-SC), relator na Comissão de Agricultura.

O texto do novo Código Florestal, que estava previsto para ser votado ainda esta semana, parece que já foi adiado, uma vez que o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) questionou va não só o “atropelo” do regimento interno, mas também a falta de quórum para aprovar a urgência da votação.

Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, afirma: “O texto que nós temos até agora está sendo vendido como um grande consenso, e não é consenso. Promove anistia, reduz a proteção e amplia os desmatamentos”.

fonte: sites JN - Jornal Nacional/ Correio do Brasil

O vazamento de óleo na Bacia de Campos

A novela que envolve a empresa Chevron e o vazamento de óleo na bacia de Campos, RJ. É óbvio que estamos falando de um crime ambiental já que a empresa citada não está habilitada para este trabalho de coleta de resíduo. A Chevron está com a licença vencida e está tratando água oleosa, quando só tem permissão para tratar de óleo com água.

Apesar disso, empresa responsável pela vistoria da Chevron, a Contecom, nega a hipótese de vazamento.
A Chevron informou em nota que "a Contecom é uma empresa independente subcontratada pela Brasco, com aprovação da Chevron, para disposição final de resíduos, a qual possui licença de operação pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea)".

Os deputados fizeram ainda críticas ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que afirmou na segunda que a Contecom está regularizada. E bla, bla, bla...

Sinceramente, este cenário além de triste, é muto cansativo. O povão, que somos nós, meros expectadores, ficamos assistindo a esta conversa, sendo tratados como ignorantes e paspalhos. Que pena!!!

fonte: UOL