quinta-feira, setembro 06, 2012

Associação Novo Encanto

Meu objetivo hoje é divulgar o trabalho da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, da qual fiz e faço parte. Já trabalhei em uma de suas monitorias e também já auxiliei na parte de comunicação. Portanto, posso dizer que conheço e admiro o trabalho de seus voluntariados.

A Novo Encanto é uma organização não  governamental brasileira, reconhecida como OSCIP ( Organização das sociedade civil de interesse público) que se originou da aquisição, em 1990, de uma área no estado do Amazonas, o Seringal Novo Encanto.

Está presente em todo o país e também no exterior, por meio de suas monitorias, com o objetivo de harmonizar a atividade humana com a preservação ambiental, promovendo a paz e a sustentabilidade.

Fiz uma entrevista com Iara Renke, Vice Presidente de Educação e Gerente Executiva da Novo Encanto. Espero que apreciem e acessem a página da Novo Encanto para mais informações: www.novoencanto.org.br

VV- De que maneira a Novo Encanto se preocupa em preservar a natureza?

NE- O item 4 da nossa carta de Princípios diz “Combinar a implantação de projetos de conservação do meio ambiente com atividades de conscientização de um número cada vez maior de pessoas quanto à seriedade da crise que estamos vivendo, assim como os caminhos de sua superação”.
A preservação da natureza depende de pessoas mais conscientes. Uma das principais atividades da Novo Encanto é o trabalho de sensibilização para despertar “essa” consciência, através de atividades em nossas Monitorias, principalmente com as pessoas dos Núcleos do CEBUDV – Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, distribuídos em todo o Brasil, Estados Unidos e Espanha, desenvolvendo oficinas, cursos, palestras e implantação de técnicas voltadas à sustentabilidade como bioconstruções, agroflorestas, permacultura, tratamento de resíduos. Esses processos são ainda embrionários, mas trabalhamos para fazer nascer e desenvolver essa cultura nos Núcleos.
A consciência de preservação e convívio com a Natureza vem sendo propagada também através do “Festival da Água no III Milênio”, voltado ao público externo e mais recentemente no “Dia do Bem Verde”, eventos em parceria com o CEBUDV e o segundo, mais especificamente com o Departamento de Beneficência daquele Centro. 
A Associação Novo encanto mantém áreas de preservação florestal em alguns estados. O destaque é dado ao Seringal Novo Encanto, uma área de 8.000 ha na região Amazônica (Acre/Amazônia), desde 1990.   

VV- Como a Novo Encanto promove uma boa interação entre o homem e a natureza?

NE- A carta de princípio da NE, no item 5 diz: “A responsabilidade que se põe para cada ser humano hoje é de uma transformação profunda de nossa relação com o planeta Terra. Para que esta transformação ocorra é preciso reencontrar a experiência da Natureza em seus encantos”.

Há um longo caminho a percorrer em direção a interação entre homem/natureza. Uma das nossas ferramentas para aproximar homem/natureza são as expedições ao Seringal Novo Encanto, no Acre. A floresta inspira. O contato com pessoas simples que vivem das florestas e no seu entorno, sensibiliza as pessoas do quão pouco é necessário para viver e ser feliz.
Nas diversas monitorias temos relatos de passeios ecológicos, trilhas e dinâmicas de sensibilização, também objetivando essa interação. 
  
VV- De que forma, espiritualidade e preservação do meio ambiente estão conectadas?

NE - A carta de princípio da NE no item 1 diz “Atuar pela tomada de consciência de que o único domínio que nos cabe exercer sobre a Natureza é o processo gradual de autoconhecimento e autodisciplina sobre a natureza humana: o domínio de si.”
O caminho do “domínio de si” é em bom tamanho a percepção de que somos pequenos, possibilitando um redimensionamento de que somos nós que dependemos da natureza, dependemos da água, do ar, de alimentos, de saúde, do conforto ambiental e qualidade climática promovido pela vegetação e pelas florestas. Nessa mesma perspectiva precisamos nos unir para defender aqueles recursos, que muito mais que recursos naturais, são principalmente “recursos de uso comum”, não só aos seres humanos, mas também a toda comunidade da vida. 

VV- Qual o principal foco da Novo Encanto neste momento?

NE- I) Trabalhar a comunicação e integração entre coordenadores, monitores e associados, bem como sistematizar informações com essas instâncias;  II) Captação de recursos através de projetos e ampliação do número de associados;  III) Aprimorar os cuidados e infraestrutura do Seringal e IV) Desenvolver sistema de sensibilização e educação ambiental, bem como capacitação de monitores e educadores.

  VV- Qual o diferencial da Novo Encanto entre as Organizações que visam a preservação do meio ambiente?

NE- Primeiramente reconhecemos as muitas entidades que trabalham para uma verdadeira transformação e justiça das relações socioambientais.
Uma das características buscadas pela NE é o foco na ecologia e espiritualidade, dando uma ênfase ao sagrado que há na natureza, inclusive na natureza humana. Como diz na carta de princípios no Item 2. “Trabalhar pela substituição de uma relação de consumo agressiva da Natureza por uma relação de comunhão. E nesta comum-união tornamo-nos UM com ela”.

Uma das características buscadas pela NE é o foco na ecologia e espiritualidade, demonstrado em sua carta de princípios:
“O caminho da plena realização de nossas potencialidades começa por reconhecer a Natureza como ela é: sagrada.”
Mais do que ver o sagrado na Natureza, a Novo Encanto é destaca o sagrado na Natureza Humana e a unicidade entre elas, conforme outro trecho de sua carta de princípios: “Trabalhar pela substituição de uma relação de consumo agressiva da Natureza por uma relação de comunhão. E nesta comum-união tornamo-nos UM com ela”.

 VV- O que o Seringal Novo Encanto representa para a Organização?

NE- O Seringal é uma jóia que procuramos preservar, num dos biomas brasileiros mais expressivos para a humanidade. Ele faz parte de nossa história, pois foi a compra dessa área de terra amazônica, que cedeu seu nome, Seringal Novo Encanto à nossa Instituição. Hoje a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, se transformou de uma Organização Não Governamental -ONG para uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP.  Contudo, continuamos buscando no Seringal a inspiração para nossos trabalhos.

VV- Como podemos fazer para participar das Expedições? (público em geral)

NE- Até o momento, as expedições ao Seringal estão sendo oferecidas para ao seu público interno: associados da Novo Encanto. Estamos nos preparando para receber o público externo em expedições, com ênfase no turismo ecológico, educação ambiental e pesquisas científicas. Ainda precisamos nos estruturar melhor para atender a esse público.
Concluo esta manifestação com mais um item da carta de princípios, o item 3 que mostra mais uma de nossa face que é: “O ser humano expressa o seu grau de integração na Natureza, na sua prática, na medida em que estabelece laços de União com todos aqueles que compartilham desta mesma aspiração. É desta mesma União que vem brotando a força que há de conduzir as pessoas e os movimentos que trabalham em prol da Vida e da Paz, a realização de seus objetivos”.

Luciana Caetano Magalhães