quinta-feira, abril 19, 2012

Todo dia é dia de Índio

Falar de índio é falar de origens, nossas origens. Infelizmente, muitos não entendem o valor deste povo, do qual eu sou descendente direta, distante e tipicamente, brasileira. 


O Dia do Índio foi instituído pelo ex-presidente Getúlio Vargas pelo decreto lei 5540 de 1943. Mas o que isso significa hoje? Esse povo sofrido, oprimido pelo branco, tenta manter suas origens à todo custo e sofre com o descaso da sociedade. Sim, porque preconceito e descaso ainda existem, com certeza.  

Segundo dados do Censo 2010, hoje vivem 817 mil índios no Brasil, o que representa cerca de 0,4% da população brasileira. Eles estão distribuídos entre 688 Terras Indígenas e algumas áreas urbanas. Há também 82 referências de grupos indígenas não contatados e ainda, grupos que estão querendo o reconhecimento de sua condição indígena junto ao órgão federal indigenista.

Entretanto, para milhares de brasileiros, falar em índio é falar em mito, sinônimo de violência e parte do passado. E queremos propôr o contrário disso. Precisamos divulgar e valorizar nossa cultura nas escolas, nas ruas, na literatura, na arte, etc. Precisamos conhecer melhor o nosso país e o nosso povo.



Nenhum comentário: