ENTREVISTAS

Vestir Consciente


Você já pensou em vestir-se de forma consciente? É isso que a equipe do Ecotece nos ensina a fazer. Ecotece é o Instituto do Vestir Consciente. Ecotece vem de EcoOikos em grego, que significa casa. Planeta Terra é a nossa casa, é a nossa Mãe Terra que gera a Vida, que ara os caminhos de nossa história, que tece o tecido da Vida: “Temos como missão gerar soluções criativas na moda que promovam o vestir consciente com o desenvolvimento de produtos sustentáveis e práticas educativas”.

O Ecotece atua em três frentes: Agência de Criação e Conhecimento do Vestir Consciente, Projetos Sociais e Criação e Venda de Produtos Diferenciados.

Entrevistei Ana Isa Zanesco, gestora em Moda e responsável pelo Instituto. Como essa é a primeira entrevista do Verde Verso, espero que gostem...

VV:  Com o objetivo de conscientização e o cuidado com a natureza, quem é o principal usuário dos produtos Ecotece?

Ana Isa: Como a coleção Ecotece tem os ativos ambientais (através do tecido de pet reciclado, reaproveitados) e também ativos sociais (com o trabalho desenvolvido com grupo de costureiras da periferia); as pessoas em geral compram os produtos que contribui para um mundo melhor. Mas em geral, são pessoas engajadas em sustentabilidade, entre 25 a 50 anos e as mulheres são as principais consumidoras. Caso tenha interesse e visualizar, temos um álbum no facebook chamado ‘Ecotece pelo Mundo’, no qual as pessoas enviam fotos vestidas com as peças do Ecotece:http://www.facebook.com/media/set/?set=a.170250116386423.42588.100002043087976&type=3


VV: Como é a experiência de trabalhar na periferia de São Paulo, com apoio do Governo Estadual, no projeto Retece?

Ana Isa: Trabalhar com grupos na periferia requer, além de atividades de qualificação, investimento humano, terapêutico, de desenvolvimento pessoal das pessoas que, geralmente, foram criadas em ambientes hostis, então muitas vezes, encontramos dentro das pessoas os mesmos ambientes hostis em que elas foram criadas desde a infância e para regar e fazer brotar a vida nos desertos interiores, requer dedicação, paciência e investimento de tempo e espaço.

VV: Uma vez que os produtos do Ecotece são feitos de pet reciclado e com tecidos ecológicos, são mais caros que os tradicionais, porém com qualidade indiscutível. Este é um desafio para a empresa?

Ana Isa: Acredito que o desafio não seja o preço para os consumidores, mas sim, para a conscientização de mais pessoas e empresas para iniciativas sócio-ambientais e aumentar esse mercado.

VV: Onde podemos encontrar os produtos do Ecotece, além do site?

Ana Isa: Vendemos em mais duas lojas virtuais que são: http://mercado.etc.br/categoria/moda/eco ; 

Também em São Paulo:



- Show Room Ecotece - Atacado e Varejo

R. Tomás Catunda, 255 - Pompéia
São Paulo - SP
Fone:  (11) 4106-6300      
atendimento somente com hora marcada

- Moda do Futuro
R. Morais de Barros, 452 - Campo Belo
São Paulo - SP
Fone:             (11) 5548-4141      

- Espaço Taboa I
R. José Felix de Oliveira, 928 - Pátio Viana 2 - Granja Viana
Cotia - São Paulo
Fone: (11) 6717.8597



Em Alto Paraiso/GO:
- A Casa da Lua
R. Ary Valadão Filho , 1032 , Praça do CAT- Paraisinho


Fone:  (62) 3446-1060      

Alto Paraiso de Goias - GO


VV: Quais os projetos para 2012

Ana Isa: Temos alguns projetos, os principais são:
Rede do Vestir Consciente – estamos elaborando estratégias para unir marcas, fornecedores, consumidores, estudantes e projetos sociais ligados a Moda Sustentável. 

Cursos – em conjunto com os integrantes da Rede, elaborar uma cartela de cursos, oficinas e palestras do Vestir Consciente para serem apresentados a estudantes, profissionais da área, entre outros, sendo uma forma de multiplicação do conhecimento e disseminação do conceito Vestir Consciente. Participar de feiras e eventos ligados à sustentabilidade, entre outros...

Mais informações: www.ecotece.org.br