segunda-feira, março 05, 2012

Novo Código Florestal

Caso aprovado esta semana, o novo Código Florestal levará à suspensão de três em cada quatro multas acima de 1 milhão, impostas pelo Ibama, por desmatamento ilegal. Pelo novo código, serão perdoadas as multas aplicadas até 22 de julho de 2008, desde que seus responsáveis se cadastrem num programa de regularização ambiental.

As punições aplicadas depois disso continuarão a valer. O produtor pode conseguir se safar da multa se recompor a reserva legal (metade da área pode ser com espécies exóticas), permitir a regeneração natural ou comprar área de vegetação nativa de mesmo tamanho e bioma do terreno desmatado.

O valor das multas anistiadas é de R$492,00 milhões e se refere à destruição de 333 mil hectares de vegetação. Nenhuma multa foi paga até hoje e os infratores são donos de fazenda e empresas agropecuárias, pessoas ligadas à madeireiras, agroindústrias, frigoríficos, cortume, imobiliárias e postos de gasolina.

Será que os ruralistas estão certos e há um exagero por parte dos ambientalistas nos problemas que podem ser causados por causa do desmatamento? A expansão da pecuária tem um custo absurdo para o planeta e um lucro substancial para os agricultores. por exemplo. A desculpa mais esfarrapada me parece a de que os "pobres" coitados não têm culpa porque, afinal de contas, começamos a nos importar com as questões ambientais muito recentemente e, nenhum produtor poderia prever os impactos causados pelo seu trabalho honesto e justo.

O mundo está mudando e estas pessoas parecem viver em um mundo paralelo,onde terra boa é sinônimo de agricultura, lucro, devastação, . Quem sabe, num belo dia, vamos acordar para a realidade de que o planeta grita por novas tecnologias, preservação, mudança de paradigmas e, nós, seus habitantes, paramos de sofrer as consequências de nosso conformismo e ambição.




fonte: UOL, O Estado de São Paulo

2 comentários:

Flavio Xavier disse...

Pelo seu texto e o video que você postou, presumo que vc não saiba, mas o agronegócio produz ALIMENTO. Sabe quando vc chega no restaurante e pode escolher uma imensa variedade de vegetais, legumes, carnes, além do bom e velho arroz e feijão? Pois é, isso é graças ao agronegócio. Você também não sabe, mas antes de 2008 não existia uma legislação ambiental. Aliás, a maior parte do que foi desmatado foi feito com incentivo do governo, que na década de 60 e 70 fazia campanha para que os produtores investissem em regiões afastadas no centro oeste e norte do País. Ou seja, você acha justo um produtor ser multado por algo que fez a 30 anos, quando não era proibido e sim incentivado!?
Você sabia que boa parte das restrições feitas no Codigo Florestal afeta justamente os pequenos produtores, tão defendidos pelos ambientalistas?
Sou totalmente favoravel a causa ambiental, mas faço campanha para que lutemos pela preservação do meio ambiente sem distorcer fatos e procurando se inforamr. Não podemos taxar todos os produtores rurais como criminosos, embora haja sim muitos criminosos atuando como produtores rurais. Vamos lutar por um mundo sustentável, mas de forma justa, correta e consciente. Todo radicalismo emburrece uma causa.

Luciana disse...

Caro Flávio,

obrigada pelo comentário. Verde Verso é um espaço aberto para críticas e opiniões que posto à respeito de sustentabilidade e meio ambiente.
Compreendo sua opinião e trabalho de forma democrática, porém, todos os meus posts são checados antes de serem publicados e não falo à respeito daquilo que não tenho o mínimo de conhecimento.
Há uma grande variedade de sites e blogs que tratam do mesmo tema e podemos escolher aquele com quem temos maior afinidade. Acredito nesta ideia.
Mais uma vez, obrigada pelo comentário e continuo trabalhando para honrar com o trabalho proposto.
Luciana